terça-feira, 17 de março de 2015

Secretaria monta polos para atender pacientes com dengue em Goiânia



A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia montou um novo esquema para atendimento dos pacientes com dengue ou suspeita da doença. De acordo com o diretor de Atenção à Saúde, Sandro Rodrigues, os Centros de Saúde da Família (CSFs) Ville de France e Balneário Meia Ponte foram transformados em polos para atender os casos menos graves e os pacientes que ainda aguardam a confirmação.

“A partir desta segunda-feira [16] entram em ação essas duas unidades-polo. Os pacientes que chegarem aos Cais [Centro de Atenção Integral à Saúde] da capital serão classificados e encaminhados, com transporte, para receber atendimento nesses locais. Lembrando que essa medida será tomada para os casos com menor gravidade”, explicou Rodrigues.

Segundo Rodrigues, ao chegarem a qualquer Cais da capital, os pacientes recebem pulseirinhas que indicam a gravidade de cada caso. Em seguida, eles serão levados para as unidades-polo, onde o atendimento deve ser mais rápido.

“Já temos trabalhado com esse modelo este ano e os resultados são satisfatórios, principalmente em uma lógica que a gente chama de ‘fidelizar o paciente’, onde a gente tem certeza sobre o atendimento e que a pessoa poderá ter um retorno no mesmo local”, destacou o diretor.

O CSF Ville de France fica na Rua Pires de Figueiredo, quadra 4, lote 3, Residencial Ville de France. Já o outro polo fica na Rua dos Paranaenses com Rua dos Gaúchos, quadra F-7, no Jardim Balneário Meia Ponte.

Balanço
Goiânia está na lista do Ministério da Saúde (MS) de municípios que apresentam índice de alerta da doença, com o registro de 15.062 casos. Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgados na semana passada, mostram que sete mortes já morreram no estado em função da dengue neste ano, sendo duas na capital. As demais ocorreram em Brazabrantes,Crixás, Morro Agudo de Goiás, Rio Verde e Trindade.

Em todo o estado, segundo a SES, já são 36.535 notificações da doença. Em relação ao mesmo período do ano passado, o número é 44,99% maior.

Fonte: g1goias

Nenhum comentário:

Postar um comentário