sexta-feira, 27 de março de 2015

Pacientes mal informados superlotam unidades de saúde


O Centro de Atendimento Integral à Saúde (Cais) Nova Era tem enfrentado grande demanda de pacientes nos últimos dias, principalmente em relação àqueles em tratamento de dengue. A diretora de Atenção à Saúde de Aparecida de Goiânia, Maria Cláudia Honorato, explica que o problema acontece devido ao grande número de pessoas que saem de Goiânia para buscar atendimento no Cais. “Em um só dia, por exemplo, 95 moradores de Goiânia foram ao Nova Era”, afirma.
O contrário acontece no Cais Chácara do Governador, em Goiânia, que recebe uma grande quantidade de moradores de Aparecida. Diante dessa realidade, uma estratégia utilizada pelo Comitê Metropolitano de Enfrentamento à Dengue tem direcionado os pacientes às unidades básicas mais próximas de suas residências. “Os moradores de Aparecida podem contar com atendimento na unidade básica do Jardim Olímpico, ao invés de se deslocarem para a Chácara do Governador”, explica a diretora Maria Cláudia.
Já a diretora em Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, Flúvia Amorim, destaca a importância de direcionar a população corretamente para evitar que algumas unidades fiquem sobrecarregadas e outras vazias. “Goiânia criou um polo de atendimento aos pacientes com suspeita de dengue, e o Ciams Pedro Ludovico é um desses locais, para ajudar a desafogar o Cais Nova Era. Há uma equipe completa para esse tipo de atendimento”, salienta.

Fonte: diariodeaparecida

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