terça-feira, 31 de março de 2015

Idosa com suspeita de infecção por bactéria está isolada em Cais, em GO


A aposentada Maria Cunha Martins, de 72 anos, está internada no Centro de Atendimento Integral à Saúde (Cais) Nova Era, em Aparecida de Goiânia, desde a última sexta-feira (27), com suspeita de infecção por uma bactéria contagiosa. De acordo com a direção da unidade, um leito foi adaptado para o isolamento da paciente, que aguarda uma vaga em um hospital especializado. A movimentação dos funcionários com máscaras e equipamentos de proteção assustou as pessoas que buscavam atendimento no local.
O diretor do Cais Nova Era, Denysson José Morais Lopes, explicou ao G1 que a suspeita é de que a idosa esteja infectada pela bactéria Acinetobacter, que é multirresistente e altamente contagiosa. “Esse tipo de bactéria é normalmente adquirida em ambientes hospitalares. Como ela ficou cerca de dois meses internada no Hugo [Hospital de Urgências de Goiânia], acreditamos que ela possa ter saído de lá com ela, pois não foi adquirida aqui. E por ser de difícil tratamento, a paciente precisa desse atendimento especializado”, destacou.
A direção do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) informou, por meio de nota enviada por sua assessoria de impresa, que Maria Cunha Martins deu entrada na unidade no dia 23 de novembro de 2014, vítima de acidente de trânsito. "A paciente recebeu tratamento clínico devido, apresentando no decorrer da prolongada permanência, quadro de infecção hospitalar. Situação esta, imediatamente controlada que, junto à melhora geral de seu estado, possibilitou sua alta em 29 de janeiro de 2015", diz o comunicado.
O hospital também ressaltou que faz um "rigoroso acompanhamento da incidência de infecção hospitalar". E afirma: "Desde janeiro de 2014, os números apresentam queda em todos os setores de assistência. Observa ainda, que o hospital é responsável pelos pacientes que se mantêm em sua unidade, não podendo responder pelo quadro clínico atual de Maria Cunha Martins, tendo em vista um intervalo de dois meses entre sua alta e a data de hoje".

Fonte: G1goias

Nenhum comentário:

Postar um comentário