quarta-feira, 25 de março de 2015

Bueiro cede e rua é interditada


Moradores e empresários da Rua Damasco, que faz divisa entre os setores Jardim Nova Era e Vila Mariana, estão preocupados com a situação do bueiro existente no local. Isso porque as fortes chuvas do final de semana levaram o aterro e o asfalto da via, ficando apenas meia pista para o tráfego de pedestres e veículos.
No último domingo, equipes da Superintendência Municipal de Trânsito de Aparecida (SMTA) estiveram no local providenciando a interdição da via e instalando as placas de desvio como orientação aos motoristas. Os pedestres ainda continuam passando pelo local, que está com erosão até a metade da pista.
De acordo com o proprietário de uma oficina mecânica que fica ao lado do local interditado, Cézar Menezes, esta é a terceira vez que a terra cede, interrompendo o tráfego na rua. “Eles vêm aqui, fazem um serviço malfeito e é só chover mais forte que a água leva tudo embora, e o buraco aparece novamente”, desabafa o mecânico.
Cézar explica que, com a rua interditada, o movimento em sua oficina diminui consideravelmente. “Minha oficina amanheceu vazia e segunda-feira é o dia que mais tenho movimento. A culpa é desse serviço ruim da prefeitura. No fim de semana, jogaram esses montes de terra, mas a chuva veio e já levou uns dois montes. É preciso cascalhar e compactar melhor essa terra para não ceder de novo”, ressalta.
10 pontos precisam de trabalhos emergenciais
O secretário de Infraestrutura de Aparecida de Goiânia, Mário Vilela, explica que o município tem hoje cerca de dez pontos críticos que precisam de intervenção emergencial. Esses pontos surgiram devido às fortes chuvas que caíram na cidade nos últimos meses e à falta de estrutura para comportar uma maior vazão de água desses locais.
“Estamos elaborando os projetos para apresentar ao prefeito e solicitar os recursos para iniciar os trabalhos de recuperação desses pontos que apresentam situação mais crítica. Enquanto não iniciamos esses trabalhos, equipes da Seinfra farão ações paliativas e provisórias para não afetar muito o tráfego de veículos e pedestres”, sublinha o secretário.
Dentre os pontos críticos que serão recuperados pela Seinfra estão bueiros e pontes nos bairros Jardim Tiradentes, Papillon Park, Colina Azul, Santa Luzia, Bairro Cardoso, divisa com Jardim Helvécia; Cândido de Queiroz, divisa do Jardim Nova Era com Vila Mariana e Jardim Maria Inês. Para realizar os serviços de contenção das erosões, construção de bueiros e galerias, a Seinfra prevê investimentos de R$ 5 milhões.
O secretário explica que encaminhou ainda ontem uma equipe técnica à ponte na Rua Damasco, para averiguar o local e realizar um serviço provisório e assim liberar a pista novamente para o trânsito de veículos. “Vamos fazer um serviço paliativo e observar qual trabalho deve ser realizado no local, se construção de uma nova galeria e bueiro ou apenas a contenção das laterais com gabiões”, salienta Mário Vilela.

Fonte: diariodeaparecida

Nenhum comentário:

Postar um comentário