terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Ônibus 100% elétrico em Goiânia


Até o final deste mês estará sendo feito em Goiânia um teste com um ônibus 100% elétrico. O veículo está rondando na linha 025 (T. Bandeiras / T-63 / T. Isidória), em horários adicionais. O ônibus, sem nenhum tipo de emissão de poluentes, nem mesmo poluição sonora, já que é extremamente silencioso, é fabricado pela empresa chinesa Build Your Dream (BYD)
Desde o ano passado o teste com o veículo vem sendo feito em várias cidades e capitais brasileiras como Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Salvador. O intuito desses testes é tentar viabilizar sua comercialização no país.
A empresa BYD promete redução de 80% no gasto com combustível frente aos modelos convencionais. Porém, o valor de mercado do veículo é o dobro dos ônibus convencionais que circulam pelo País. Os ônibus comuns têm autonomia média diária de 700 km por dia, a do elétrico é de 250 km. Com 12 m de comprimento (similar ao convencional), o ônibus elétrico pode transportar, em média, 80 passageiros – dez a menos do que o comum.
Segundo o diretor de marketing e relações governamentais da BYD no Brasil, Adalberto Maluf Filho, a expectativa é instalar uma fábrica no município de Campinas, em São Paulo, e começar a produzir os ônibus elétricos até 2016. De acordo com o consultor de trânsito e transporte Francisco Magalhães da Rocha, em entrevista ao jornal O Tempo, de Belo Horizonte, mesmo com pontos negativos, o quesito ambiental pode favorecer seu uso no País. “Além de beneficiar o meio ambiente, o ônibus elétrico é silencioso. Apesar da troca de tecnologia demandar estudo de viabilidade, ela é necessária para um setor que só aumenta a emissão de gases”, observa.

Fonte: ohoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário