quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Em Aparecida, nove pluviômetros e um radar hidrológico ajudam a monitorar áreas de risco


Instalados desde outubro de 2014 em Aparecida, nove pluviômetros e um radar hidrológico têm ajudado a Superintendência de Defesa Civil do município a medir o índice de chuva e a profundidade do Ribeirão Santo Antônio, um dos principais córregos que corta a cidade. “Com os pluviômetros podemos observar com mais confiança as áreas de risco e alagamentos no período chuvoso, além de agir preventivamente evitando situações mais graves”, analisa o superintendente Juliano Cardoso.
Os pluviômetros funcionam sob energia solar e estão instalados na Vila Brasília, Parque Flamboyant, Cidade Vera Cruz, Setor Garavelo, Jardim Alto Paraíso, Serra das Areias, Veiga Jardim, Aterro Sanitário e Centro. Com a instalação dos medidores o município foi inserido no Programa Cidades mais Seguras do Ministério de Integração Nacional. Os equipamentos são ligados a um satélite que manda informações de 15 em 15 minutos ao Centro Nacional de Alertas de Desastres Naturais (Cenaden). “Nosso diferencial é que fomos a primeira cidade do Estado a instalar os pluviômetros e nos tornamos modelo para outros municípios”, ressalta Juliano.
O radar hidrológico, instalado no Ribeirão Santo Antônio, está localizado no Jardim Paraíso. O Córrego Santo Antônio nasce na Serra das Areias e corta os setores Independência Mansões, Jardim Tiradentes, Parque das Nações, Veiga Jardim e continua seguindo seu curso até desaguar no Rio Meia Ponte, em Goiânia. A região onde o radar foi instalado, segundo Juliano Cardoso, é conhecida por haver alagamentos no período chuvoso. “O ribeirão recebe a água de todos os mananciais do trecho mais urbanizado da cidade, por isso a importância de medir sua profundidade e densidade no período chuvoso”, afirma.
ATENDIMENTO – A população pode acionar a Defesa Civil pelos telefones (62) 3545-6036, 8471-5300 e 8471-7800. Os telefones funcionam 24 horas e podem ser utilizados para fazer denúncias, vistoria técnica residencial, com o intuito de minimizar os desastres naturais e incidentes no município.

Fonte: Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário