domingo, 21 de dezembro de 2014

Prorrogada vacinação contra pólio e sarampo

A campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite foi prorrogada até 31 de dezembro. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde prevê a imunização de 95% das crianças entre seis meses e cinco anos de idade em todo país. Em Goiás, 59% dos 246 municípios atingiram a meta de vacinar 95% das crianças contra a paralisia infantil.
“São duas doenças que, hoje, tem as vacinas oferecidas para prevenção delas”, destaca a coordenadora de campanhas da gerência de imunização da Secretaria Estadual de Saúde, Aline Martins de Camargo. 
A coordenadora ainda alerta que “Ceará e Pernambuco apresentaram muitos casos, inclusive, Pernambuco ainda não conseguiram quebrar a cadeia de transmissão do sarampo”. Assim, em período de férias, pessoas que foram visitar o nordeste devem ser vacinadas. “Pessoas que foram visitar podem ser infectadas e trazer a doença para nosso Estado”, completa.
Prevenção
A poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. É causada pela infecção pelo poliovírus. O vírus se espalha por contato direto pessoa a pessoa, por contato com muco, catarro ou fezes infectadas. O vírus entra através da boca e do nariz e se multiplica na garganta e no trato intestinal, sendo absorvido e espalhado pelo sangue e pelo sistema linfático. O período da infecção pelo vírus, até que surjam os sintomas da doença (incubação), varia de 5 a 35 dias (em média de 7 a 14 dias).
Contra indicação
Crianças alérgicas ao leite de vaca não podem ser vacinadas contra o sarampo. A recomendação é que pais e responsáveis informem, na hora da vacinação, se a criança possui a alergia.

Fonte: Portal730

Nenhum comentário:

Postar um comentário