quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Guarda Civil garante segurança à população


O efetivo da Guarda Civil Municipal de Aparecida de Goiânia dobrou nos últimos seis anos. Após concurso público, o número de guardas, que era de 250, passou para 500. Hoje, além de protegerem os órgãos e áreas públicas, protegem também o cidadão aparecidense, o que foi possível após a lei que deu poder de polícia aos guardas civis.
A Guarda Civil de Aparecida de Goiânia foi a primeira do Estado a portar arma de fogo. A frota de veículos também foi renovada. O patrulhamento é feito em carros, motos e bicicletas, sendo este exclusivo de parques e áreas verdes da cidade. O efetivo da Guarda é responsável também pelo serviço de videomonitoramento das escolas municipais e das ruas da cidade, juntamente com a Polícia Militar e Superintendência Municipal de Trânsito de Aparecida de Goiânia.
Videomonitoramento reduz 30% dos índices de crimes
Aparecida recebeu uma Central de Videomonitoramento que monitora 50 câmeras instaladas em cinco regiões estratégicas do município. As câmeras, operadas pela equipe do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) de Aparecida de Goiânia, registraram uma redução de 30% da criminalidade no município nos primeiros meses de funcionamento e auxiliam o trabalho das polícias Civil, Militar, SMTA e outros órgãos.
Trânsito bem cuidado
A sinalização horizontal e vertical em Aparecida de Goiânia é revitalizada de dois em dois anos, sendo que nas avenidas principais, onde o fluxo de veículos é maior, o trabalho é feito anualmente. Para a execução desses serviços, foram gastos recursos próprios no valor de R$ 8,2 milhões. Dentro desses recursos, foram feitas as sinalizações dos 100 bairros que receberam pavimentação nos últimos seis anos.
Também está sendo realizada a implantação de placas com identificação de ruas e praças nos bairros que receberam a pavimentação e está em licitação o serviço para os outros bairros do município. A frota também aumentou. De uma van e uma moto, a fiscalização de trânsito possui hoje 20 motos e mais dez serão entregues até o final de novembro e cinco carros que, com a van, atuam na educação de trânsito.
Prevenção de enchentes
Além de fiscalizar e vistoriar as áreas de risco, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia passa agora a monitorar a quantidade de chuvas que caem na cidade. Foram instalados pluviômetros (foto abaixo) em nove bairros da cidade e um radar no Ribeirão Santo Antônio, no fundo do Jardim Paraíso. Os equipamentos ajudam no serviço de controle das áreas de risco, pois podem agir conforme o volume de chuva e de água no Ribeirão e assim evitar maiores tragédias.

Fonte: diariodeaparecida

Nenhum comentário:

Postar um comentário